destaque destaque destaque
Contato

 

DÉCOR COM DIGN(A)(I)DADE

 

Os cuidados da arquitetura e decoração para a vivência na terceira idade

 

Pensar em uma casa segura não implica em deixá-la menos bonita. Pelo contrário! 

Com experiência no atendimento a clientes da terceira idade, arquitetas elencam o que é fundamental na hora de construir e decorar

 

 

          Projeto Carmem Avila. Foto: Rafael Renzo

 

No próximo dia 1 de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso – data promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e instituída no Brasil em função da vigência do Estatuto do Idoso.

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira – que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) indica uma média de 75,8 anos para homens e mulheres –, é importante cuidar de pontos relacionados à saúde e bem-estar. Nesse contexto está incluída a necessidade de pensar e planejar uma casa adequada para a terceira idade. Um projeto de arquitetura e decoração para idosos deve seguir orientações específicas para que a segurança e beleza possam estar presentes em todos os ambientes.

Especializados, o time de profissionais Carmem Avila, do escritório Carmem Avila ArquiteturaCris Paola, do Studio Cris Paola, e Andrade & Mello Arquitetura, de Erika Mello e Renato Andrade, pontuam as providências que farão toda diferença na vida do morador:

 

1.  Iluminação

 

 

           Paredes claras e ampla iluminação natural -  Projeto Carmem Avila. Foto: Rafael Renzo

 

Problemas de visão são comuns nesta fase da vida. Dessa forma, uma casa banhada de luz natural facilita a vida do morador. "Portas e janelas devem ser grandiosas para oferecer o máximo de luz dentro da residência. Para complementar, na pintura das paredes, recomendo optar a cor branca ou mesmo seguir uma paleta de tons claros", conta Carmem.

 

 

          Projeto do escritório Andrade & Mello. Foto: Luís Gomes

 

Outra recomendação bastante válida está relacionada à instalação de pontos de luz nos corredores e locais de circulação intensa. Além do teto, a iluminação indireta, na altura do rodapé, ajuda o morador na locomoção noturna, quando acorda para beber uma água na cozinha, por exemplo. Esse cuidado evita quedas e batidas inesperadas, como o corredor realizado pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura, que destaca a iluminação no piso por meio de balizadores de led, que orientam o caminho. “A potência das lâmpadas rebate no teto branco e ilumina harmoniosamente”, afirma Renato Andrade.

 

2. Desníveis e escadas

 

Evitar desníveis – mesmo que em pequenas escalas –, é outra indicação importante. Caso não seja possível, a sinalização se faz essencial. Para o projeto de escadas, recomenda-se sua execução em piso antiderrapante e sempre acompanhadas por um corrimão firme instalado à altura de 90 cm.

 

3. Portas

 

O ideal é que elas disponham de largura suficiente para a passagem do idoso com auxílio de andador, por exemplo. A recomendação é considerar um espaço de 90 cm e, caso não seja possível, que não seja inferior a 80 cm.

 

 

          Projeto da Arquiteta Carmem Avila privilegia a luz natural e apresenta porta ampla para a movimentação do morador.

          Foto: Rafael Renzo

 

4. Tapetes e pisos

 

 

          Projeto Cris Paola. Foto: Hamilton Penna

 

O uso de tapete costuma ser fator de quedas e acidentes em residências de moradores da terceira idade. “Mas isso não quer dizer deva ser desconsiderado”, afirma Cris Paola. Em uma sala, o tapete deve estar embaixo do sofá com as pontas fixadas com fitas antiderrapantes.

Com relação ao piso, a orientação é escolher por modelos antiderrapantes. O mercado oferece diversas opções de porcelanato, cerâmica e até mesmo versões emborrachadas.

 

5. Móveis

 

 

          Projeto Korman Arquitetos. Foto: Gui Morelli

 

À despeito de móveis, quinas de peças baixas, que ficam fora da visão devem ser evitados, assim como objetos de decoração. Prateleiras e armários devem seguir a altura dos idosos, para que não precisem se esticar ou subir em escadas quando forem pegar objetos e, no sofá, almofadas colaboram para o ajuste da postura e o auxílio na hora de levantar.

 

6. Banheiro

 

O banheiro deve ser adaptado cuidadosamente. Instalação de barras de apoio, piso antiderrapante no box e assento para banho são precauções básicas a serem tomadas. "Considere instalar as barras de segurança também no lavatório e bacia sanitária, que deve ser um modelo mais alto que o padrão",completa Carmem.

A funcionalidade deve ser marca registrada em todos os projetos e para todas as idades. Saber as necessidades e entender a rotina dos moradores é essencial para que um projeto bem planejado garanta a autonomia de quem vai utilizá-lo.

 

Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais    e também veja nossos vídeos no , se inscreva e deixe seu Like. O Revest In Cena agradece.

 

Fontes:

Carmem Avila Arquitetura

www.carmemavila.com.br

@carmemavila

 

Andrade & Mello Arquitetura e Interiores

www.andrademelloarquitetura.com.br

@andrademelloarquitetura

 

Cris Paola

www.studiocrispaola.com.br

@studiocrispaola e @milideiaspormetroquadrado

 

 dc33 Comunicação

Helena Gomes, Glaucia Ferreira e Danilo Costa
redacao@dc33.com.br

coordenacao@dc33.com.br

danilo@dc33.com.br

www.dc33.com.br

  Pag 1/228