destaque destaque destaque
Contato

DOLCE VILLA BY DEBORA AGUIAR

 

Um nome italiano que resume a essência do "Lar Doce Lar", escolhido como exaltação ao design italiano, traduzido nas palavras de Debora para os 480 m², desta casa completa de pura sofisticação e aconchego, um verdadeiro refugio aos moradores.

 

Dona de um estilo único e reconhecida como umas das arquitetas mais importantes do Brasil, Debora Aguiar foi escolhida pela Todeschini para assinar o ambiente “Dolce Villa Todeschini by Debora Aguiar”, feito especialmente para a comemoração dos 80 anos da marca na CASACOR São Paulo que ocorre de 28 de maio a 04 de agosto no Jockey Club.

 

Na fachada, a casa traz um grande painel com brises metálicos em alumínio reciclado que, já de fora, apresenta com delicadeza o que está por vir e permite o jardim interno permear os vãos com verdes e, ao mesmo tempo, levar luz natural filtrada aos espaços.

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

  

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

Na entrada principal, uma marquise demarca o espaço e um painel de pedras irregulares delimita a casa, ladeado pelo jardim central.

 

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

Logo na entrada, o hall surpreende com piso e paredes em limestone e filetes metálicos em paginação geométrica desigual e provocadora, como uma caixa que exibe uma joia rara, meticulosa e preciosa, como a escultura do reverenciado artista suíço Not Vital, colocada ali.

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

Como um eixo central, o hall divide a casa ao meio. De um lado a ala íntima: com a suíte máster, com closet e banheiro; e de outro a área social, voltada para o jardim: com living, home theater e espaço gourmet. “O projeto mescla o desejo de manter a privacidade e, ao mesmo tempo, a convivência em todas as áreas”, afirma a arquiteta.

Na área íntima, um jardim interno longitudinal atravessa do quarto até o banheiro, banhado pela luz natural facetada dos brises irregulares da fachada criando espaços de forma poética, como um caleidoscópio que muda de cor conforme a posição do sol e as horas do dia.

 

 

          Foto: Divulgação

 

Já no quarto, o destaque é o aconchegante painel curvo em veludo e espelhos que abraçam a cama com cabeceira estofada em seda da Artefacto. Criados-mudos com tampo em mármore, poltronas em seda e couro, além de um móvel baixo que vai desde o quarto até o fim da área íntima, completam o décor. Abajures e luminárias proporcionam momentos de luz indireta e iluminação elaborada.

 

 

          Foto: Divulgação

 

No closet, uma grande ilha central setoriza a disposição dos armários em “U”, parte com frentes Quadra - com sistema de abertura Coplanar lançamento da Todeschini, e parte em Vidro Refleto.

 

 

 

          Foto: Divulgação

 

Logo ao lado, o banheiro do casal apresenta paredes em pedra bruta que brincam com profundidades e tamanhos diferentes, utilizando floreiras aéreas, colunas e jardins verticais.

 

 

          Foto: Divulgação

 

No centro do ambiente, um grande painel de espelho com uma TV embutida por trás. Com um painel com colunas em madeira de fundo, a banheira esculpida em mármore pousa sobre um grande tablado também em pedra, ladeada pelos jardins verticais e os chuveiros dispostos simetricamente.

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

Indo para o outro lado da casa, a área social surge totalmente voltada para o jardim central com grandes portas de vidro que se abrem e criam grandes vãos, permitindo a conexão interior-exterior de forma integral. No teto, o forro ripado padrão Douro da Todeschini também faz a ligação entre os ambientes.

 

 

 

          Foto: Divulgação

 

Disposto em ‘L’, o living surge com um canto de leitura, com uma estante com fundo em Dekton, iluminação indireta e portas especiais em treliça de couro vazadas que servem de moldura para duas chaises e luminárias de piso.

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

Ao centro, um sofá de quase cinco metros da Artefacto abraça todo o ambiente, que conta ainda com poltronas em couro e camurça, três mesas de centro em granilite, luminárias de piso e abajures exclusivos, além de um belo tapete da Phenicia, inspirado nos desenhos de Gio Ponti, tudo desenhado por Debora Aguiar especialmente para o espaço.

 

 

          Foto: Divulgação

 

No home theater, uma lareira à gás natural em pedra encrustada no vidro traz o verde do jardim para dentro do espaço. Ao lado, ripados amadeirados ladeiam o painel central em couro com a grande TV. Mesa de centro em mármore com desenhos geométricos, um confortável sofá, chaise em camurça, poltrona e pufe em couro completam o décor com elegância e aconchego. Luminárias especiais, vasos e obras de arte valorizam ainda mais o espaço.

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

Em seguida, a sala de jantar com pé-direito duplo evidencia uma mesa redonda com um desenho especial da arquiteta para a Artefacto e uma “chuva” de pendentes, também design Debora Aguiar para a Puntoluce, como um jogo de varetas iluminado, criando uma verdadeira instalação.

Cadeiras em camurça e aparadores em mármore proporcionam mais sofisticação. O ambiente ainda faz conexão com o jardim central e o generoso jardim vertical na parte posterior, que recebe toda a luz natural da cobertura de vidro e dos painéis verticais nas laterais.

 

 

           Foto: Divulgação

 

No espaço gourmet, uma ilha central completa serve de estação para cozinhar e, ao mesmo tempo, compartilhar bons momentos, se transformando no principal ponto de encontro da casa. Bancada e estante baixa acopladas em Dekton recebem icônicos pendentes dos Irmãos Campana.

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

Como uma obra de arte, a adega desenhada por Debora Aguiar surge ao fundo com formas sinuosas e elegantes, guardando como joias os vinhos colecionáveis. Ao lado, a cozinha com Sistema Octo Todeschini - lançamento comemorativo aos 80 anos da marca - esconde totalmente geladeiras, torre de fornos e armário com o uso das frentes escamoteáveis. Estante em estrutura metálica e vidro com fundo vazado permitem ver o jardim posterior e recebem as hortas hidropônicas.

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

 

          Foto: Divulgação

 

No terraço, uma grande pérgola faz a cobertura e fechamento lateral em ripas de metal, seguindo a mesma linguagem da fachada, criando um pequeno espaço para aperitivos, com mesas e chaise para leitura.

 

 

          Foto: Fabíula Tenório

 

Por fim, o jardim externo surpreende com uma linguagem moderna e minimalista, valorizando os espaços, criando momentos de relaxamento e contemplação. Árvores dispostas simetricamente são intercaladas por espelhos d’agua. Criando um visual único, painéis de espelho refletem os tons verdes e ampliam a profundidade, ao mesmo tempo que vedam do exterior revelando o espaço aos poucos.

 

 

                    Foto: Fabíula Tenório

 

Continue acompanhando as matérias sobre a Casacor SP. Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais   e também veja nossos vídeos no   , se inscreva e deixe seu Like.

  Pag 1/228