destaque destaque destaque
Contato

 

CORES VIBRANTES NA DECORAÇÃO

 

6 dicas essenciais para usar e abusar das cores vibrantes na decoração

 

O designer de interiores Henrique Freneda mostra como escolher os tons intensos para cada ambiente

 

 

          Foto: Banco de Imagem

 

Azul, verde, vermelho, amarelo, rosa, roxo... Tantas cores que criam inúmeras possibilidades na hora de escolher a cor para decorar um ambiente. Além de tendência, os tons vibrantes produzem espaços cheios de personalidade e ousadia.

Engana-se quem pensa que o emprego de muitas tonalidades fortes pode não funcionar na decoração. O designer de interiores Henrique Freneda, à frente do escritório Freneda Interiores, afirma que com orientações certas é possível sim elaborar uma composição moderna, sofisticada e, ao mesmo tempo, harmoniosa. “O segredo é encontrar o equilíbrio entre as cores e os demais elementos”, conta.

Seja por meio da pintura ou a aplicação de revestimentos nas paredes com diferentes colorações, as alternativas são variadas. Em meio às paredes, também é válido atribuir cores ao mobiliário, em um caminho considerado uma opção bastante interessante pelo designer. “O essencial de toda essa alquimia é transmitir a individualidade dos moradores apaixonados pelas cores”, acrescenta.

 

Procurando ajudar e diminuir os receios que possam surgir nesse processo, Henrique Freneda preparou um roteiro com seis dicas que permeiam esse universo.

 

1) Significado das cores:

Antes de escolher, é importante entender qual a sensação transmitida para cada ambiente. “Por isso, aconselho pensar especificamente nos cômodos da casa e seu objetivo para aquele local”, diz Henrique.

Por ser um lugar que demanda concentração, o home office pede a mescla de tons neutros com, por exemplo, o amarelo, que estimula a criatividade. Os quartos, por sua vez, exigem tranquilidade e relaxamento, assim o azul e o branco são indicados.

Já a sala oferece mais oportunidades de brincar com as cores e traduzir o estilo dos moradores. A mistura de elementos ajuda a transformar e dá alegria ao local. Na cozinha a dica é usar os pontos coloridos no revestimento ou nos itens domésticos.

 

 

          Projeto: Henrique Freneda/Foto: Celina Germer

 

2) Misture cores com bom senso:

“Não precisa ter medo de colocar cores nos projetos, basta dosar o uso e seguir a personalidade do morador”, conta Freneda. Para evitar exageros, o conselho é escolher um ou dois tons que prevalecerão no ambiente e abusar das misturas nos objetos de decoração.

Se o azul e o verde foram elencados como predominantes, o mobiliário pode carregar uma coloração mais quente como caramelo e rosa queimado, entre outros. “Dessa forma, o contraste tornará o espaço mais aconchegante e agradável”, revela o designer. Mistura de cores: parede cinza azulada, sofá verde e tapete rosa queimado.

 

 

          Projeto: Henrique Freneda/Foto: Celina Germer

 

3) Ambientes pequenos e grandes:

Um aspecto importante a ser observado é a dimensão do cômodo onde serão aplicadas as cores. As tonalidades vibrantes são perfeitas para os espaços maiores, pois concedem a sensação de acolhimento. Além disso, em uma integração de ambientes as cores auxiliam na separação das áreas, como sala de jantar do living e home office da sala de TV. Cada detalhe é realçado com a mescla de cores.

Embora os tons mais claros sejam os melhores amigos dos ambientes com área útil reduzida, não é impossível ousar na pintura, desde que seja definida uma única cor. O lavabo, por exemplo, pode ser todo preto ou dourado, e não apresentar um décor exagerado. “Nesse caso, assuma a coloração no revestimento ou no papel de parede e combine com os demais elementos”, afirma o designer de interiores.

 

 

          Foto: Banco de Imagem

 

4) Ton sur ton

Para quem ama ambientes coloridos, mas tem medo de enjoar ou exagerar, a tendência do tom sobre tom é a mais indicada. Em ambientes monocromáticos, que tal combinar a cor das superfícies com os móveis? Assim, a mesma tonalidade surge de forma inovadora em vários pontos da residência, formando uma bonita composição.

Na sala de estar a parede pode harmonizar com o sofá, a poltrona, a mesa e até mesmo o rack. O efeito final fica lindo e deixa o espaço ainda mais charmoso. “A personalidade do morador dita as regras para a decoração”, diz o profissional.

 

 

          Projeto: Henrique Freneda/Foto: Celina Germer

 

5) Iluminação adequada:

Após montar o ambiente com a cor dos sonhos, o próximo passo é observar qual será a melhor iluminação. Para evitar que o ambiente fique muito escuro ou pesado, o segredo é investir em lâmpadas claras; já as brancas garantem um espaço mais leve e as amareladas, por sua vez, deixam o cômodo mais aconchegante. Espelhos e objetos transparentes, junto dos coloridos, impedem a impressão de ambiente sobrecarregado.
 

 

          Projeto: Henrique Freneda

 

6) Preste atenção nos detalhes coloridos na decoração:

 

          Projeto: Henrique Freneda/Foto: Celina Germer

 

Se ainda assim o receio de apostar nas colorações mais intensas continuar, a recomendação é investir nos detalhes. Empregar esses tons em peças decorativas como lustres, cortinas, almofadas, tapetes, quadros, vasos, sofás, poltronas e mesas já é um excelente começo desse processo.

Por consequência, as cores mais chamativas ficam concentradas nos mobiliários que são facilmente mudados, caso o conceito da decoração seja reformulado futuramente.

 

 

 

          Foto: Banco de Imagem

 

Sobre Henrique Freneda - @frenedainteriores / www.frenedainteriores.com.br

 

Apaixonado por design de interiores, Henrique Freneda tem ampla experiência na área. De paisagista, ele buscou seu sonho maior e se formou em Designer e já realizou mais de 70 projetos entre casas, apartamentos, projetos comerciais e até cenários de televisão. Henrique segue um estilo moderno contemporâneo e se inspira em grandes nomes como Olegário de Sá e Norman Foster. Utilizando sua expertise no assunto, atualmente está na televisão aberta com o quadro “Casa e Decoração” sobre arquitetura e design no programa “Papo em Dia” com Luciano Faccioli e Gisele Alves, na Rede Brasil de Televisão. O profissional também criou e assinou o cenário do “Vida e Estilo”, fazendo algumas participações ao lado da apresentadora Amanda Françozo.

 

Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais  e também veja nossos vídeos no  , se inscreva e deixe seu Like.

 

Fontes:

 

dc33 Comunicação

Bianca Benfatti - press@dc33.com.br

Glaucia Ferreira - coordenacao@dc33.com.br

Danilo Costa - danilo@dc33.com.br

@dc33comunicacao

  Pag 1/227