destaque destaque destaque
Contato

 

45 m² COM SOLUÇÕES CRIATIVAS


Apartamentos pequenos, principalmente, pedem soluções criativas que fazem os espaços renderem. Esse foi o mantra seguido à risca pela arquiteta Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio de Projetos, ao planejar a reforma da moradia de apenas 45 m². A profissional se deparou com um agravante: o edifício foi construído em sistema de alvenaria estrutural, ou seja, nenhuma parede poderia vir abaixo, nem mesmo os pontos de tomada poderiam ser alterados. Assim, além das limitações de espaço, o projeto precisaria vencer as restrições estruturais.

 

Localizado no bairro do Ipiranga em São Paulo, o apartamento foi transformado em um refúgio moderno. O morador, um jovem engenheiro de software, trouxe referências que misturavam o estilo industrial dos lofts nova-iorquinos e a parte descolada do universo da música, uma de suas grandes paixões. “A ideia foi deixar canos de cobre, conduítes e cabos de iluminação à mostra para imprimir um efeito industrial na decoração”, explica a profissional.

 

 

Em três meses de obra, entre entregas da marcenaria e decoração, a arquiteta conseguiu montar um projeto que combinasse todos os desejos do cliente. Mesmo com medidas reduzidas, tudo teve o seu espaço. “Solucionamos esse problema otimizando cada cantinho de forma inventiva, com saídas personalizadas para os ambientes”, contou. Ao entrar no imóvel, a primeira mudança que chama a atenção é a parede com violões e guitarras, pendurados como se fossem obras de arte. Amante de música, o morador coleciona instrumentos, por isso pediu um local especial para expor, orgulhosamente, os instrumentos. Os objetos também ganharam uma parede em destaque no ambiente.

 

 

A ampla sala de estar foi integrada à cozinha e juntos reúnem as soluções mais engenhosas da reforma. Para aprimorar a sincronia entre os cômodos, o mesmo piso, cimento queimado, aparece em todos os cômodos. Isadora ainda precisou administrar expectativas, ao mesmo tempo em que priorizou a praticidade do apartamento.

Dono de uma personalidade receptiva, o cliente requisitou um sofá grande que coubesse muitos convidados. Porém, com uma profundidade limitada, a saída foi adaptar a peça em couro caramelo para ter mais largura. “Quase todos os itens desse apartamento foram desenhados e personalizados por nós para que cada cantinho tivesse máximo de aproveitamento”, revela a arquiteta da Panapaná.

 

 

Um carrinho bar, outro desejo do proprietário, foi posicionado ao lado do sofá. Assim, as festas nos finais de semana serão animadas com muitos amigos. Apesar dos 45 m², a sensação de amplitude marca presença no projeto. A bancada de madeira da cozinha se estende até a sala, onde vira apoio para os aparelhos eletrônicos. Acima da televisão, prateleiras recebem os livros e objetos.

 

 

O lavabo, especialmente feito para receber as visitas, também passou por mudanças para ganhar os mesmo tons modernos do imóvel. O cômodo era bem pequeno e foi entregue com uma pia de piso padrão, que não combinava com o estilo do cliente. Não foi possível encontrar uma peça que atendesse as dimensões e os requisitos necessários, por isso o Panapaná desenhou uma cuba inteira de granito preto. Além de bonita, ela acrescentou um charme customizado ao local.

 

 

A cozinha, por sua vez, é um caso especial. O Panapaná criou soluções interessantes para o máximo aproveitamento, apesar do local reduzido. Na bancada de pedra, para economizar espaço, a profissional escolheu uma torneira tipo monocomando tripla: água fria, filtro e água quente em uma única peça, que, por solicitação do cliente, possui aquecimento a gás para reduzir a conta de energia elétrica. Na parede, um faqueiro facilita o dia-a-dia na hora de preparar as refeições. A geladeira de inox é suficiente para guardar frutas, bebidas e comidas do morador. O revestimento subway tiles reforça a atmosfera industrial do apartamento.

 

 

A mesma bancada que apoia a televisão e serve de mesa de jantar tem muito espaço escondido. Abaixo do móvel versátil é possível posicionar o micro-ondas, uma adega, além de gavetões e armários para despensa. “Com um bom planejamento não faltará local para guardar os utensílios diários”, conta a arquiteta.

Com essa parte resolvida, o próximo obstáculo foi montar uma lavanderia com uma máquina de lavar e secar roupas de 12 kg (tamanho que não caberia normalmente num apê pequeno). Mas Isadora Araujo encontrou a solução: “organizar, planejar e escolher os eletrodomésticos certos”. Dessa forma, a saída para este desafio foi construir um cubo de marcenaria e drywall camuflado no meio da sala. A área de serviço ainda comporta um grande armário para armazenar os itens de limpeza. Nele há um fundo falso, onde dá para acessar o cabeamento da TV do living e dos demais equipamentos. “Toda aquela fiação, que prejudica a decoração, fica perfeitamente escondida, porém ainda acessível para futuros consertos e melhorias”, explica. Além disso, ele terá espaço para guardar sua crescente coleção de videogames de maneira prática.

Ao lado deste ambiente, mais um exemplo de criatividade do estúdio. Nos dias de trabalho em casa, o cliente poderá se concentrar tranquilamente em um home office bem planejado. Ele foi colocado na varanda, fechada com vidro, aproveitando a luz natural. Assim, o escritório recebeu uma mesa de madeira para acomodar o computador, prateleiras para os livros e plantas, além de estantes para os documentos.

 

 

Depois das festas de final de ou semana ou do trabalho, nada melhor do que ter um quarto confortável para descansar. Como nos demais ambientes, este também precisou de uma atenção especial. O morador desejava ter uma cama queen size e isso poderia ocupar muito espaço, tornando o cômodo estreito. Porém, a expertise da arquiteta entrou em ação mais uma vez. A solução encontrada foi apostar em compartimentos semi-suspensos. Desse modo, foram construídos dois guarda-roupas na vertical e na horizontal. Ainda sobrou espaço para colocar uma televisão na parede para os dias de preguiça. Sonho realizado com sucesso!

 

 

O banheiro da suíte segue o mesmo estilo industrial do apartamento. Mais uma vez o revestimento subway tiles, feito com pastilhas da Cerâmica Atlas, aparece nas superfícies. Para trazer mais bem-estar, o box foi ampliado. Um armário camuflado foi colocado atrás do espelho sobre pia, já que a mesma tem um espaço de apoio reduzido. Assim, os itens necessários possuem um lugar organizado.

 

 

Depois de muitas mudanças e desafios vencidos, o apartamento se encaixou perfeitamente no estilo de vida agitado do dono. “Conseguimos transformar um imóvel pouco convidativo em um lugar descolado, divertido e moderno para um jovem solteiro que ama receber os amigos, cozinhar e tocar sua coleção de guitarras nas horas de lazer”, finaliza Isadora.

 

Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais ,  e também veja nossos vídeos no  , se inscreva e deixe seu Like.

 

Projeto:

Panapaná Estúdio de Projetos

@panapanaestudio

 

Fonte:

dc33 Comunicação

Bianca Benfatti - press@dc33.com.br

Glaucia Ferreira - coordenacao@dc33.com.br

Danilo Costa - danilo@dc33.com.br

@dc33comunicacao

 

Fotos:
Rafael Roncato

  Pag 1/227