destaque destaque destaque
Contato

Infinito Particular

 

Foi através de um novo olhar que a Mostra CASACOR SÃO PAULO definiu o tema desta edição comemorativa de 35 anos: Infinito Particular, uma reflexão sobre casas com histórias. Diante de tantas incertezas vividas nesses tempos de pandemia e isolamento social, nós vivenciamos muitos momentos dentro de nossas casas, cultivando diversas histórias e buscando o equilíbrio necessário para seguirmos adiante em tempos tão incertos e conturbados. Por isso, o refúgio do nosso lar torna-se cada vez mais natural e necessário, onde os valores associados a proteção, segurança, bem-estar e tranquilidade dão mais relevância ao abrigo das memórias, lembranças e prazeres.

 

 

 

A mostra acontece de 05 de julho a 11 de setembro de 2022 em endereço novo, o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista (São Paulo capital), um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, com mais de 10.000 m² de área construída.

 

 

 

 

É bom expandir os horizontes, procurar novas inspirações e estar por dentro de todas as tendências do décor, arquitetura, design e paisagismo, por isso o portal Revest In Cena foi até lá e mostra para você, sempre com um olhar nos revestimentos, algumas das novidades.

 

           Equipe revéstica

 

           Equipe revéstica e Felipe Stracci  do Plantar Idéias.

 

 

 

           Sig Bergamin

 

          Brunete Fraccaroli

 

           Léo Shehtman



Léo Shehtman - Luz e Sombra.

 

Há 34 anos participando de CASACOR, Léo Shehtman assina um espaço de 80 m², que tira partido do jogo de luz e sombra na arquitetura. "Esse recurso realça ainda mais a beleza natural dos materiais que escolhi e traz leveza aos itens mais claros e escuros", explica. Como destaque do projeto, o arquiteto cita o mármore panda, que exibe veios naturais bastante aparentes e compõe a decoração pautada em preto e branco. "Os mármores são verdadeiras obras de arte da natureza"

 

 

 

 

Marcelo Salum - Casa Coral.

 

O arquiteto reverencia a obra de Attilio Baschera e Gregorio Kramer, designers que na década de 1970 revolucionaram a produção têxtil no Brasil. "Eles criaram estampas para tecido inspiradas na nossa cultura, raízes e, principalmente, natureza", afirma Marcelo Salum.  O acervo do casal, como dese. O ambiente conta, ainda, com mobiliário assinado por designers brasileiros e duas esculturas feitas pelo artista Juliano Aguiar, inspiradas nos homenageados. Uma paleta bem colorida completa o décor cheio de vibração.

 

 

 

 

Sig Bergamin - Artsy Lounge.

 

"Pedras exóticas dispostas no piso com uma paginação nada convencional recebem os visitantes no living de 80 m² assinado por Sig Bergamin. Outra solução arquitetônica que seduz olhar é o painel de madeira que deixa vazar luz e cor para o restante do ambiente. Tons especialíssimos de laranja e azul preenchem a paleta e criam contraste com o padrão de pau-ferro presente na marcenaria. “É sempre um prazer participar da CASACOR. Em um lugar tão icônico como o Conjunto Nacional, acredito que mais pessoas terão a possibilidade de visitar a mostra. Estamos democratizando o acesso”, afirma o arquiteto.

 

 

 

Brunete Fraccaroli - Através do Olhar.

 

Aprendizados trazidos pela pandemia levaram Brunete Fraccaroli a projetar um ambiente que propõe seguir adiante com mais leveza. “Desenvolvi um living contemplativo, espaço que busca, por meio de tons neutros e transparências, provocar uma reflexão sobre o olhar, o futuro e as possibilidades que nos cercam”, diz. A arquiteta priorizou o branco e as formas arredondadas. Além disso, trabalhou com elementos translúcidos, como os lustres feitos de tecido e perfil de LED flexível. Na estante, a composição alterna cheios e vazios - um lembrete de que a vida é repleta de oscilações.

 

 

 

 

Roberto Migotto Senses Hall Deca 

 

"São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e até Miami já puderam ver de perto os projetos que Roberto Migotto criou em suas mais de 20 participações na CASACOR. Desta vez, ele e sua equipe desenharam um refúgio que busca transmitir a sensação de calma. Ao longo dos 530 m² do espaço desenvolvido para a Deca, a paleta de cores sóbrias ganha ares asiáticos. A escolha de materiais  passeia livre pelas muitas texturas de revestimentos e divisórias -- um estímulo sensorial que faz parte da experiência da visitação. Note a fluidez nas mudanças de níveis no ambiente e nas curvas de parte do mobiliário."

 

 

 

Beatriz Quinelato - Espelho da Alma.

 

Pórticos inspirados no desenho das janelas da área residencial do Conjunto Nacional são o principal elemento construtivo do espaço de Beatriz Quinelato e traduzem o desejo de lançar um olhar poético para a vida no interior do edifício. Elementos do ambiente trazem memória afetiva, como os azulejos 20 x 20 cm com estampa baseada em formas da natureza. O tema Infinito Particular foi evocado nas intervenções artísticas, a exemplo da tapeçaria de Alex Rocca e do Quadro Avesso, criação da Beatriz Quinelato Design. A cama e o tapete também levam a assinatura da arquiteta.

 

 

 

 Murilo Lomas Arquitetura - Living Art.

 

"Refúgio e individualidade são palavras que revelam a intenção de Murilo Lomas ao desenhar seu loft de 120 m². O ambiente traz uma proposta de renovação do acervo de obras de arte ao longo da mostra. Entre os nomes eleitos para decorar o espaço com clima de galeria, destacam-se Janaina Tschäpe, Nuno Ramos e Franz Ackermann. No quesito mobiliário, o trabalho de grandes designers brasileiros fala alto nas vozes de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Lucas Recchia e Victor Leite, sobre uma base que tem piso de carvalho na paginação chevron ao lado de bancadas com rochas ornamentais exóticas."

 

 

 

Continue acompanhando as matérias sobre a Casacor SP. Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais ,   e também veja nossos vídeos no  , se inscreva e deixe seu Like.

 

 

 

Fotos:  Fabíula Tenório

  Pag 1/227