Blaia e Moura Arquitetos apresenta o ambiente ‘A Resposta’
Inspirado na brasilidade, espaço abriga a loja da Feira na Rosenbaum
Qual a sua resposta para o nosso amanhã? Diante dos cenários extremos que o Brasil e Mundo vêm enfrentando, essa provocação à reflexão é feita pelos arquitetos Lucas Blaia e Bruno Moura, profissionais à frente do escritório Blaia e Moura Arquitetos, em sua estreia na CASACOR São Paulo, que acontece de 21 de maio a 28 de julho de 2024, no Conjunto Nacional, em São Paulo. O ambiente A Resposta abriga a tradicional loja da Feira na Rosenbaum, que também participa da mostra pela primeira vez.
Com 55m², o projeto foi desenvolvido aliando contemporaneidade ao encanto do ‘handmade’, refletindo uma brasilidade autêntica em cada detalhe. A principal proposta foi criar um ambiente que unisse, de forma equilibrada, o moderno e o tradicional, com foco na riqueza cultural e a habilidade artesanal do Brasil.
Quatro diferentes pilares foram pensados para o ambiente: arte, casa brasileira, Amazônia e ancestralidade. “A ideia é que o visitante não conheça apenas uma loja, e sim, que ele tenha a sensação de estar dentro de uma casa brasileira”, revelam os profissionais.
Com ares de residência, já na entrada, o visitante é recebido em uma “sala de estar”, seguido de uma “sala de jantar” que abraça a estrutura do edifício e, ao fundo, são destacados os serviços e área íntima. Esse lifestyle residencial de acolhimento e conforto fica evidente na escolha dos móveis, pois com a disposição do layout, foi possível acrescentar um sofá, mesa de jantar, iluminação e outros elementos como estofados, madeira, tapete e o aspecto clean do mobiliário comercial.
A loja é livre, aberta e fluida, por isso, os arquitetos pensaram em uma fachada com pano de vidro translucido, sem nenhuma barreira visual; assim, quem estiver do lado de fora pode enxergar tudo o que o ambiente ‘A Resposta’ tem a oferecer.
De acordo com a fundadora e curadora de design, Cristiane Miranda Rosenbaum, e o co-fundador e arquiteto, Marcelo Rosenbaum, a participação da Feira na Rosenbaum na CASACOR São Paulo vem com a proposta de valorizar o artesanato e o design brasileiro, levando uma curadoria impecável aos espaços da mostra. “Espera-se que a parceria entre as duas instituições seja um catalisador de criatividade nacional, promovendo diálogo entre tradição e inovação no contexto da arquitetura e design de interiores”, revela Cristiane, ressaltando que para esta primeira participação, cerca de 70 criativos de diferentes regiões do país mostrarão seus trabalhos na loja por meio de uma grande variedade de peças, objetos e acessórios feitos à mão que foram selecionados.
Para equilibrar os elementos de decoração de forma harmônica com as peças selecionadas para loja, os profissionais mantiveram a base neutra no piso e nas paredes, além da escolha de prateleiras brancas e em vidro. O restante da paleta do projeto foi inspirado na exuberância da natureza tropical, trazendo tons terrosos e toques de cores quentes que remetem aos ambientes naturais.
Toda a iluminação (lâmpadas e fitas) são em led e, como o espaço não possui incidência solar, aberturas na fachada foram trabalhadas para a troca de ar e calor. A sustentabilidade é um dos destaques. Ela foi pensada em todas as etapas, com uso de materiais locais e técnicas de produção que respeitam o Meio Ambiente, e reutilização de materiais, como o piso de pedras, feito de sobras de marmoraria que seriam descartados, além da escolha de produtos, como as estruturas metálicas, e os trilhos de iluminação, que podem ser reaproveitados posteriormente em outro local, gerando, assim, o mínimo de resíduo possível.
O paisagismo, assinado por Caio Santos, ganha destaque com caminhos no chão e nas partes superiores. A escolha de espécies nativas e exóticas representam a riqueza da flora brasileira, com vegetações tropicais como a “Guaimbê” (Philodendron bipinnatifidum) e afetivas, como a planta “Comigo-ninguém-pode” (Dieffenbachia Seguine).
Além disso, instalações sensoriais e interativas irão proporcionar uma experiência imersiva e “transportar” o visitante para esse cenário de contemplação da natureza. O espaço contará com retroprojetores com imagens e sons da floresta, além de instalação desenvolvida com correntes em toda circunferência do pilar, que servirão como ganchos para que os visitantes possam deixar a sua ‘resposta’ em relação ao tema, com a seguinte pergunta: Qual a sua resposta para o nosso amanhã?"
“O projeto A Resposta vai de encontro com o design contemporâneo do escritório, que respeita linhas limpas e funcionais, priorizando o conforto e a praticidade. Ele traz a integração cuidadosa de elementos artesanais que contam histórias de gerações passadas e preservam a identidade cultural do nosso país. A natureza e o cuidado com o amanhã são a nossa resposta”. Finalizam Lucas Blaia e Bruno Moura.
Continue acompanhando as matérias sobre a Casacor SP. Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e YouTube.
Lista de fornecedores: Ambiente A Resposta:
Bella Home Imobiliário: @bellahome;
Casa Dekora: @casa.dekora;
Criare Gabriel: @criare_gabriel;
Duratex: @duratexbr;
Efeitoluz Iluminação: @efeitoluz.iluminacao;
Ibiza Group: @ibizagroupoficial;
LG Brasil: @lgbrasil;
Maiori Casa: @maioricasa;
Mandacaru Paisagens: @mandacarupaisagens;
MX Elétrica: @mxeletrica;
Portinari: @ceramicaportinari;
Santiago Marcenaria: @santiagomedeirosmarcenaria;
Santorini Mármores: @santorinimarmores;
SM Metal Industriais: @metaltechserralheriaa;
SulFrio Ar Condicionado: @sulfrio_ar_condicionado;
Tintas Coral: @tintascoral;
SERVIÇO:
CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024
Horário de funcionamento do evento:
Terça a Sábado das 12h às 22h
Domingos e Feriados das 11h às 21h
Horário bilheteria:
Terça a Sábado das 12h às 20h
Blaia e Moura Arquitetos
@blaiaemoura.arquitetos