destaque destaque destaque
Contato

 

A cada quatro anos, o mundo celebra os jogos olímpicos e reúne em uma cidade sede, centenas de atletas de várias nacionalidades que disputam um conjunto de modalidades esportivas. Essa reunião tem como princípios: a amizade, a paz, o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico. O símbolo maior dessa personificação de união entre povos e raças, é a bandeira olímpica, formada por cinco anéis entrelaçados, representado os cinco continentes e suas cores.

 

 

Por volta de 2500 a.C, os gregos realizavam competições para homenagear seus deuses, principalmente Zeus, contudo somente em 776 a.C foram criados literalmente os Jogos Olímpicos de uma maneira organizada e com a participação de atletas de várias cidades-estado, na cidade de Olímpia, por isso o nome “Olimpíadas”.  

 

 

Entre os esportes praticados nas antigas olimpíadas estavam as corridas (chamadas de drómos), as corridas de cavalo (bigas e quadrigas), o péntatlon (semelhante ao atual) e modalidades de lutas (palé, pýgme e pancrácio). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades de origem e ganhavam uma coroa de louros.

 

 

Numa versão mais mitológica, as Olimpíadas foram criadas pelo herói grego Hércules (filho de Zeus com uma mortal), onde o mesmo foi obrigado, pela deusa Hera, a realizar doze trabalhos considerados impossíveis e ao concluir o quinto trabalho, que consistia na limpeza dos currais do rei Áugias, que não eram limpos há mais de 30 anos, criou um festival esportivo na cidade de Olímpia em homenagem ao seu pai Zeus.

Quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas das tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram abandonadas e no ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

 

 

Na década de 1890, um aristocrata, pedagogo e historiador francês chamado Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertin, acreditava que o esporte deveria ser estimulado na sociedade contemporânea, sobretudo entre os jovens. “O projeto de restauração dos Jogos Olímpicos como na Grécia Helênica foi apresentado em 25 de novembro de 1892 quando da ocasião do 5º aniversário da União das Sociedades Francesa de Esportes Atléticos, que teve como paraninfo o Barão de Coubertin. Naquela ocasião ele manifestaria seu desejo e intenções com relação aos Jogos: 'É preciso internacionalizar o esporte. É necessário organizar novos Jogos Olímpicos”[¹] Dois anos mais tarde: “na Sorbonne, em Paris, diante de uma plateia que reunia aproximadamente duas mil pessoas, das quais 79 representavam sociedades esportivas e universitárias de 13 nações, teve início o congresso esportivo-cultural, no qual Coubertin apresentou a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos” [²]


          Barão de Coubertin


Sediados no estádio Panathinaiko (Atenas/Grécia) no ano de 1896, por iniciativa do Barão de Coubertin, os Jogos Olímpicos foram retomados e teve a participação de 285 atletas de 13 nações, que disputaram provas de esgrima, luta livre, tênis, ciclismo, natação, atletismo, halterofilismo e ginástica e dessa vez os vencedores foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

 

          Também chamado Calimármaro (em grego: Καλλιμ?ρμαρο;transl.: Kallimarmaron , lit. "beleza em mármore"), é um estádio de atletismo situado em Atenas, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico.

 

Em 28 de julho de 2006 o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) deu início à escolha da cidade brasileira postulante a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o fator motivador desse inicio, foi o anúncio de vários países já terem escolhidos cidades candidatas a sede do evento.

Com os jogos Pan-Americanos de 2007, sediados na cidade do Rio de Janeiro, o COB decidiu que o Rio era a cidade mais preparada para receber o evento, devido à existência de inúmeras instalações esportivas de nível olímpico. Com o fim dos jogos, o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman, confirmou que o Rio era candidata, fato oficializado no dia 07 de setembro de 2007, com o envio de cartas de intenção ao Comitê Olímpico Internacional. 



Além do Rio, seis cidades de três continentes se candidataram a sediar o evento. Em junho de 2008, o Rio de Janeiro foi anunciado oficialmente como cidade candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, junto com Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madrid (Espanha), após duas eliminações em candidaturas anteriores, esse anúncio foi muito festejado pelo COB, pois foi a primeira vez que o Rio passou da primeira fase do processo.

Com um relatório mais detalhado, visita da Comissão Avaliadora à cidade, ocorrida em abril de 2009 e uma série de viagens pelo mundo do Comitê de Candidatura para a divulgação do projeto Rio 2016, em 02 de outubro de 2009 em Copenhague (Dinamarca), após a votação dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), o Rio de Janeiro com 66 votos, derrotou a cidade de Madri (32 votos) e ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, sendo a primeira cidade da América do Sul a receber o maior evento esportivo do planeta.


          Foto Agência Reuters

 

Desde então, a cidade do Rio de Janeiro vive momentos de transformação que já marcaram sua paisagem e deixarão um legado a todos os moradores e turistas.

 

O Revest In Cena não poderia ficar a parte deste evento esportivo mundial, afinal toda esta mudança envolveu o setor da construção civil e apresentamos os destaques deste universo, com foco direcionado aos revestimentos usados em algumas das instalações esportivas e de infraestrutura urbana.

 

LINHA 4 DO METRÔ

 

A artista plástica Leilah Costa, após a bem sucedida implantação do mural "Comunidade, Dignidade, Cidade" na Estação General Osório do Metrô do Rio de Janeiro, imprime sua arte na Estação Jardim Oceânico da Barra da Tijuca com os murais "A Luz, O sol, O Ar" e " E Viveremos" em mosaicos de vidro, ambos com 6,30 x 2,40 metros, executados pela Milschi Revestimentos, Arte e Mosaico. 
"Através da re-significação poética dos signos alfabéticos e numéricos, onde se estabelece um diálogo entre a lógica e a arte, busco fazer uma releitura do meio, conferindo à obra um diálogo com a população usuária do Metrô" Leilah Costa.

 

                      Mural " A Luz, O Sol, O Ar" Foto Lucimara Milscki Santos


                      Mural "E Viveremos" Foto Henrique Freire


Na recém inaugurada, Estação Rocinha - Linha 4 do Metrô em São Conrado, um enorme painel feito em mosaico de vidros, retrata rostos de crianças. A obra é do artista plástico Vik Muniz e a escolha das crianças aconteceu numa grande seletiva ocorrida no Centro Esportivo da Rocinha. Executado pela Milschi Revestimentos, Arte e Mosaico, o primeiro painel tem150 m² no total. 

 

          Foto Lucimara Milscki Santos


ARENA DO FUTURO

 

Espaço destinado aos jogos de Handebol, o fechamento da fachada foi revestido com brises de madeira reciclada, que ajuda a filtrar a luz solar e garante o conforto ambiental da edificação. No interior da arena, o destaque é o piso vinílico com 7mm de espessura, instalado pela equipe ACE Revestimentos e Gerflor.

 

          Foto Rafael Salim

 

          Foto Rafael Salim

 

          Foto Andre Motta

 

ESTÁDIO AQUÁTICO

 

Localizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o Estádio Aquático dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, tem sua fachada revestida com a reprodução de uma obra da artista plástica carioca Adriana Varejão. Os 66 painéis de lona de Poliéster e revestidos em PVC, formam imagens semi-abstratas, nas cores azul e branco parecendo ondas, receberam tratamento Ultra Violeta e foram instalados na estrutura retangular dos quatro lados do equipamento olímpico, reproduzindo a obra original (2008)  da artista, exposta em Inhotim, Minas Gerais, chamada "Celacanto Provoca Maremoto". 

 

          Foto Gabriel Heusi

 

          Foto Ronaldo Kurita

 

          Foto Renato Sette

 

No interior do estádio, a piscina foi revestida com uma manta vinílica azul que substitui os azulejos , a mesma usada no Mundial de Esportes Aquáticos, ano passado, em Kazan, Rússia.

 

          Foto Agência Brasil Fotografias


Não deixem de ler as outras matérias do site e curtam nossa página no facebook www.facebook.com/revestincena

Sigam também nosso Instagram @revestincena


Bibliografia

 

RUBIO, Katia. Jogos Olímpicos da Era Moderna: uma proposta de periodização.ev. bras. educ. fís. esporte (Impr.), São Paulo, v. 24, n.1, p. 55-68. [1] [2]

 

Comitê Olímpico Brasileiro (1 de setembro de 2006). «Rio será a cidade brasileira postulante à sede dos Jogos Olímpicos de 2016». 

 

Comitê Olímpico Internacional. «Manual foi Candidate Cities for the XXI Olympic Winter Games 2010» (PDF)(em inglês). Consultado em 14 de setembro de 2009.(Anexo 2, item 1)

 

Rio 2016 (2 de setembro de 2009). «Representantes dos três níveis de governo destacam avaliação positiva do relatório do COI sobre a Rio 2016». Consultado em 03 de agosto de 2016.

 

http://acerevestimentos.com.br/tag/olimpiadas

 

http://www.archdaily.com.br/br/tag/olimpiadas-2016

  Pag 1/228