destaque destaque destaque
Contato

 

Entre cerâmicas, porcelanatos, laminados, vinílicos, cimentícios, com variadas texturas, cores e tamanhos, existe um revestimento que sempre será utilizado em nossas casas, escritórios, fábricas, etc: A tinta. É ela quem faz a ponte entre os diferentes revestimentos e garante a continuidade harmônica dos ambientes.

 

 

Na foto abaixo, percebemos que a textura pintada na parede lateral, traz leveza, destaca a parede rústica e se comunica com o mobiliário, tornando o ambiente aconchegante.

 

 

As tintas exercem funções específicas para cada superfície, de acordo com o substrato a ser pintado. Nas alvenarias, por exemplo, as tintas evitam que se esfarelem, absorvam água das chuvas e sujeiras, impedem o aparecimento de mofo, acrescentam cor, textura e brilho aos ambientes e também distribuem a luz.

Quando aplicada sobre madeira, as tintas protegem contra a absorção de água e umidade, evitando o aparecimento de rachaduras e o apodrecimento do material. É também a solução mais econômica de combater a corrosão em materiais ferrosos e prolonga a vida útil dos sistemas de galvanização e alumínio.

 

 

Não se pode imaginar uma obra, qualquer que seja, sem que a tinta esteja presente, então, o Revest In Cena te ajudará a escolher a tinta ideal, seu tipo de acabamento e o uso específico que cada uma delas tem.

Das inúmeras variedades de tintas, encontramos a tinta acrílica, latex-PVA, tinta óleo, esmaltes, vernizes e epóxi.

 

Na hora de comprar, verifique bem o tipo de tinta que deseja, pois cada tinta tem sua finalidade e diferentes custos.

 

1 - TINTA ACRÍLICA

 Podendo ser usada em camadas finas ou espessas, esta tinta sintética solúvel em água, permite por exemplo, aos artistas combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela.

Matriz cromática ampla, a tinta acrílica não é nociva aos pintores, pois seu diluente é a água, portanto de secagem rápida, não necessitando de materiais secantes. Na construção civil é indicada para pintura de áreas internas e externas sobre concreto, tijolos, alvenarias, cimentados, gesso e reboco com cal. Facilmente lavável, pode-se remover a sujeira com o auxílio de esponja macia, água e sabão neutro.

A tinta acrílica, por conter resinas acrílicas, proporciona alta impermeabilidade e por isto é muito utilizada nas áreas molhadas da edificação, como cozinhas e lavabos e muito eficaz em áreas externas.

O acabamento desta tinta é mais brilhante do que o do Látex, mas existem versões de acabamento fosco, semi brilho e acetinado. 

 

 

2 - TINTA LÁTEX OU PVA

 Quem nunca ouviu falar de tinta látex? Esta é sem dúvida a tinta utilizada com mais frequência nas obras. O Acetato de Polivinila, PVA, é a substância usada para fabricar a tinta látex e os pintores preferem usá-la porque ela também tem base solúvel em água. Isto facilita a sua preparação, além de poder lavar com água, algum respingo que caia sobre outro revestimento.

Diferente da tinta acrílica, depois de aplicada, a tinta latéx pode ser limpa apenas com um pano úmido, por isto ela é muito utilizada em áreas internas e não é comum vê-la nas áreas molhadas como lavanderias, cozinhas ou banheiros. Sua secagem é rápida e hoje em dia, muitos fabricantes já produzem tintas látex quase sem odor característico e já existem tintas perfumadas. Geralmente é utilizada nas paredes internas e tetos e também recomendada para recobrir gesso, madeira e alvenarias.

 

 

 

3 - TINTA ÓLEO

 Há um tempo, as tintas continham pigmento composto de chumbo, hoje elas são preparadas com dióxido de titânio e por isto deixaram de ser tóxicas. Do tipo oleoso, pode dar acabamento fosco ou brilhante. São diluídas em aguarrás ou outro diluente indicado pelo fabricante. Tem excelente cobertura quando usada sobre madeira, ferro e aço e por isto é muito utilizada para a pintura de móveis, janelas e portas.

 

 

 

4 - TINTA ESMALTE

Para quem precisa de uma boa resistência a ação da chuva e do sol, a tinta esmalte é recomendada, mas ela é utilizada principalmente sobre superfícies de ferro, corrimãos, grades e outras estruturas metálicas, pois apresentarão um acabamento liso e muito durável. Não é uma tinta solúvel em água e por isto tem um cheiro mais acentuado, mas hoje se encontra tinta esmalte a base de água. Possui alto brilho, porém existe a versão fosca. O custo desta tinta é mais alto e sua embalagem é menor, geralmente comercializada em galões de 3,8 Litros, enquanto as outras são encontradas em latas de 18 Litros.

 

 

 

5 - VERNIZ

 Os vernizes são especialmente aplicados em superfícies de madeira, para ambientes internos e externos e é muito resistente quando exposto aos raios solares, chuva e etc. Eles formam uma película que protege as superfícies de madeira contra a absorção de água. Existem os vernizes incolores e os pigmentados que imitam as cores de madeira. Já existem também, vernizes que são absorvidos pela madeira se tornando hidro-repelentes proporcionando menor manutenção.

Disponíveis nos acabamentos brilhante e fosco e nos mais variados padrões como Mogno, Imbuia, Cedro, Cerejeira.

 

 

 

6 - TINTA EPÓXI - PU

 As tintas ou pinturas epóxi são sintéticas e não são solúveis em água, deste modo, são geralmente diluídas em solvente específicos e contém catalisadores que ajustam e dão viscosidade a tinta para auxiliar na sua aplicação. Requer mão de obra especializada que conheça o material e os processos do sistema de pintura. A utilização da tinta epóxi é mais específica, podendo ser aplicada em áreas molhadas ou até inundadas como caixas d'água, piscinas e estão sendo muito utilizadas nos banheiros, dentro dos boxes e cozinhas.

A altíssima resistência do epóxi está trazendo um novo conceito de utilização para o setor da decoração. Os pisos chamados autonivelantes, com base de poliuretano, também se tornaram uma alternativa para ser colocado sobre pisos já existentes. Além disto, por ser um material que depois de aplicado, fica sem emendas aparentes, dá um aspecto único e uniforme aos ambientes. Com um acréscimo de apenas 1 até 3 mm de espessura, o piso autonivelante é um revestimento que está atraindo decoradores, arquitetos e consumidores, não só pela sua alta resistência como fácil limpeza, já que não absorvem sujeira.

 

 

 

 

 

Além destas, existem outras que se enquadram nas tintas específicas para o uso artesanal, as tintas magnetizadas, do tipo lousa, com infinitas possibilidades de texturas e cores, mas o mais importante é que todas elas devem ser aplicadas por mão de obra especializada e capacitada, para que o resultado seja satisfatório.

Procure sempre um pintor experiente para lhe aconselhar e indicar o sistema de pintura mais adequado para suas necessidades. 

 

Não deixem de ler as outras matérias do site e curtam nossa página no facebook www.facebook.com/revestincena

Sigam também nosso Instagram @revestincena

  Pag 1/228