destaque destaque destaque
Contato

 

Sinônimo de status entre as décadas de 60 e 80, os papeis de parede voltaram com força total e desta vez, arquitetos e decoradores encontraram neles, o revestimento ideal para dar aquele toque especial no projeto e finalizar a obra num curto espaço de tempo, sem sujeira.

 

Em relação ao produto em si, os papeis de parede de hoje, nada se comparam aos de antigamente. Tecnologias de fabricação, matérias primas e técnicas de instalação contribuem para o sucesso deste fino revestimento. A variedade de estampas, cores e texturas trouxeram um novo conceito de decorar e desta vez, podemos dizer que os papeis de parede vieram para ficar.

 

Assim com uma roupa tem uma etiqueta com símbolos informativos, que orientam o consumidor na hora de usar algum produto na lavagem ou secagem, os papeis de parede também possuem uma simbologia que permite ao consumidor, identificar padrões, se o material é lavável, se existe resistência a luz solar e também pode orientar o assentador na hora da instalação, como o uso correto da cola, corte e posição de colagem. Geralmente esta simbologia é visível na parte de trás da folha do papel de parede e citamos abaixo a simbologia comumente utilizada:

 

MODO DE LIMPEZA


"LIMPÁVEL" 


Utilizar apenas pano limpo e seco, sem sabão e não esfregar, pois pode danificar o material.

 

"LAVÁVEL" 



 

Limpar com pano molhado e sabão neutro e se preferir, usar esponja - lado amarelo e secar com pano limpo e seco, mas não pode esfregar.  

 

"SUPER LAVÁVEL"



 

Produto muito resistente a água. Limpar com pano molhado, esponja e até mesmo escova macia, pode-se utilizar produtos de limpeza multiuso e secar com pano limpo e seco. Neste tipo de produto pode ser utilizado água corrente na limpeza, com moderação.

 

"SUPER LAVÁVEL- RESISTENTE À ATRITO"



 

Pode ser lavado com escova de lavar roupas, com água corrente e produtos de limpeza multiuso ou sabão em pó.

 

 

"SUPER LAVÁVEL- ALTAMENTE RESISTENTE À ATRITO"



 

Pode ser lavado com escova de lavar roupas ou vassoura com água corrente e produtos de limpeza multiuso ou sabão em pó. 

 

RESISTÊNCIA A LUZ

 

"BOA RESISTÊNCIA À LUZ SOLAR"



 

Este símbolo indica que o papel de parede poderá ser instalado sobre paredes com exposição diária a luz solar, sem alterar suas características. 

 

"MODERADA RESISTÊNCIA À LUZ SOLAR"



 

Este símbolo indica que o papel de parede poderá ser instalado em paredes, que não tenham exposição direta a luz solar. 

 

"RESISTÊNCIA SATISFATÓRIA À LUZ SOLAR"



 

Este símbolo indica que o papel de parede poderá ser instalado em paredes que estejam de frente para janelas, mas com exposição satisfatória a luz solar.

 

"ALTA RESISTÊNCIA À LUZ SOLAR"



 

Este símbolo indica que o papel de parede poderá ser instalado em paredes que estejam de frente para janelas, mas com exposição direta a luz solar.

 

 

"EXCELENTE RESISTÊNCIA À LUZ SOLAR"



 

Este símbolo indica que o papel de parede poderá ser instalado em paredes com exposição frontal a luz solar, sem perder suas características.

 

FORMAS DE RETIRAR O PAPEL


 

"REMOÇÃO POR INTEIRO SEM USO DE ÁGUA"



 

Este símbolo indica que o papel de parede poderá ser removido completamente da parede, sem necessidade de utilizar água ou espátulas, sem deixar nenhum resíduo. 

 

"REMOÇÃO PARCIAL SEM USO DE ÁGUA"



 

Este símbolo indica que o papel de parede poderá ser removido da parede sem a necessidade de utilizar água, porém será removida apenas a camada superior do papel. A base do papel ficará colada na parede e poderá ser utilizada como base de fundo para uma nova aplicação.

 

"REMOÇÃO ÚMIDA"



 

Este símbolo indica que o papel de parede em base de celulose, poderá ser removido da parede com água e sabão. Molha-se o papel e depois faz-se a remoção com uma espátula. Neste caso, haverá a necessidade de preparar a parede para uma nova aplicação, pois no procedimento de remoção poderá deixar resíduos. 

 

TIPO DE COLAGEM

 

 "COLA NO PAPEL"



 

Comum, principalmente entre os papeis com base de celulose, este símbolo indica que a cola deverá ser aplicada diretamente sobre o verso do papel de parede.

 

"COLA NA PAREDE"



 

Geralmente entre os papeis com base de TNT e vinílicos, este símbolo indica que a cola deverá ser aplicada diretamente na parede. 

 

"EMBEBIDO EM COLA OU PRÉ COLADO"



 

Este símbolo indica que o papel de parede é previamente revestido em cola. No momento da instalação, aplicar água no verso do papel para ativação da cola. 

 

"COLA NA PAREDE E NO PAPEL"



 

Existem papeis de parede que necessitam de uma aplicação especial e este símbolo indica que a cola deverá ser aplicada no papel e também na superfície.

 

INSTALAÇÃO - NATUREZA DA UNIÃO DOS ROLOS

 

Cuidados especiais devem ser considerados quando da junção dos rolos. Existem desenhos que devem ser aplicados simplesmente em sequenciais e alguns rolos são aplicados obedecendo um deslocamento, por isto, há uma simbologia específica para auxiliar a instalação dos rolos, que podem descrever alguma medida de distanciamento deste deslocamento vertical. 


 

"UNIÃO LIVRE / ALINHAMENTO"



 

Quando houver um símbolo com números, indica de quanto em quanto centímetros, o desenho se repete e se existe perda em centímetros. Exemplo: quando for 0, significa que não há perda ou não haverá necessidade de casamento de desenhos. 

 

"ALINHAMENTO HORIZONTAL / LIGAÇÃO DIRETA"



 

Este símbolo mostra que os desenhos do papel de parede devem ser alinhados lado a lado, formando uma sequência horizontal na mesma altura, entre os desenhos. 

 

"ALINHAMENTO DIAGONAL / LIGAÇÃO DESLOCADA"



 

Este símbolo mostra que os desenhos do papel de parede devem ser alinhados com alturas diferentes, formando uma sequência diagonal, com desenhos em cada faixa separadamente.

 

"DIREÇÃO ÚNICA"



Este símbolo mostra a direção que o papel de parede deverá ser instalado. Neste caso o símbolo aponta que o rolo deve ser colado em uma só direção. 

 

"DIREÇÃO COM INVERSÃO"



 

Alguns casos, o rolo deverá obedecer direção invertida. O símbolo mostra que um rolo do papel de parede, deverá seguir sentido normal de aplicação e o outro rolo deverá seguir posição invertida ou "ponta-cabeça", assim sucessivamente, para que as emendas fiquem totalmente discretas e tenha resultado desejado.

 

Caso o papel de parede que você está escolhendo, não apresente nenhum símbolo impresso no verso ou tenha um símbolo diferente dos que estão apresentados aqui, procure auxílio do fabricante para que você saiba como proceder na hora da instalação e nos cuidados que deverá ter com a manutenção e limpeza de seu novo revestimento.

 

Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no site.

Curta nossa página no facebook www.facebook.com/revestincena

Siga o instagram @revestincena


Fontes:

http://www.dicascaseiras.com

http://kigdistribuidor.com.br

http://www.marburg-brasil.com

http://www.papelparede.eu

https://thebestwallpaperplace.com

  Pag 1/228