destaque destaque destaque
Contato

 

DESIGN E O COBOGÓ 

 

Um elemento criado em 1929 com a capacidade de ser modulado e construir paredes vazadas, trazendo iluminação natural para dentro dos ambientes, reduzindo e amenizando as temperaturas no interior das casas, principalmente no nordeste brasileiro, deu origem ao Cobogó e continua em alta na arquitetura e decoração de todo o país, nos dias de hoje.

 

Quem conhece o Cobogó, com certeza é muito fã deste elemento decorativo!

Um revestimento que é capaz de valorizar ainda mais qualquer projeto, com funções de dividir ambientes, manter a entrada de ar e iluminação, itens de uma arquitetura sustentável que oferece um design diferenciado criando ambientes únicos.

Você está preparado (a) para usá-lo em projetos de interiores e exteriores?

 

Na Expo Revestir 2018, alguns fabricantes fizeram uma releitura desse elemento vazado, dentre os principais lançamentos o Revest In Cena destaca:

 

A Nina Martinelli com o Cobogó Brise, feito em concreto arquitetônico, criação da designer de superfícies Rosa Pinc, apresentado com forma e função que se completam e definem delicados elementos vazados.

“Transformei minhas formas sempre orgânicas em sutis linhas retas que permitem com leveza a entrada da luz e da brisa.” Rosa Pinc.

O Brise é apresentado em duas versões, o Clair com maior abertura e o Sombre que vem com vazado mais sutil, a composição das duas peças oferece um belo efeito visual. Vendidas avulsas, no formato 30 x 30 cm, as suas duas formas vazadas possibilitam a criação da paginação de acordo com o projeto e necessidade do ambiente, pode ter mais ou menos claridade e ventilação.

 

 

 

A Palazzo Revestimentos vem com o lançamento do Cobogó Angolo que proporciona requinte para ambientes modernos, além de trazer aconchego através dos elementos vazados, que arejam e iluminam o ambiente. Permite diferentes paginações, que resulta numa composição imponente por sua robustez e acabamento de concreto em ambos os lados. Também possui características minimalistas.
Formato  40 X 40 cm.

 

 

 

O Cobogó Quadri, também da Palazzo, leva o design industrial e moderno para dentro do seu projeto. Ele funciona como um ousado divisor de ambientes que valoriza o espaço como um todo.

Com acabamento rústico e cheio de estilo, esta peça se destaca por sua forma geométrica que expressa contemporaneidade. 

Cor: concreto. Formato 40 x 40 cm.

 

 

 

Com função decorativa, e não estrutural, os delicados Cobogós Twist lançados pela MLab, são feitos de compensados de madeira e cordas esticadas na diagonal. As peças podem ser encaixadas como um lego e ainda são combinadas com o cobogó String, no qual as cordas são colocadas em linhas retas.

 

 

          Cobogó Twist Light Wood - MLab

 

A Manufatti , empresa nacional responsável pela fabricação de cobogós e revestimentos especiais produzidos artesanalmente, em parceria com o Estúdio Guto Requena, apresenta linha de cobogós inédita no mercado.
Inspirado em formas orgânicas de um rizoma, um tipo de caule que cresce horizontalmente, os cobogós Rizoma, traduzem na sua estética e concepção, processos de um design paramétrico, a cultura brasileira e a valorização do artesanal através de mecanismos digitais.

Composta por dois modelos, a linha propõe quebrar a padronagem uniforme do cobogó clássico, e criar uma nova linguagem visual, ampliando as opções de layouts e formas para a composição do produto no ambiente.

Formato 29,5 X 29,5 cm.

 

 

 

Inspirada nos clássicos cobogós da arquitetura modernista, a linha Elemento de cobogós cerâmicos da Roca Cerâmica, tem como diferencial a possibilidade de criar infinitas composições, com os três formatos disponíveis. Com desenho minimalista, aposta em linhas retas, sem rebuscados. Trata-se de um conceito pouco explorado, encontrado somente no concreto bruto - em cerâmica esmaltada, com acabamento fosco, linhas retas e para ambientes internos e externo, o cobogó da Roca é único.

Os cobogós da linha Elemento trazem permeabilidade visual e ao mesmo tempo privacidade aos ambientes.  Durante o dia deixam a luz natural transpassar, e à noite criam interessantes efeitos visuais, com os efeitos de sombra e luz. Estão disponíveis em quatro cores: cimento, branco e preto, com acabamento fosco; e amarelo na versão brilhante - as cores foscas são diferencias bastante fortes, já que o padrão encontrado no mercado é a cerâmica brilhante, terracota ou concreto.

Os 3 formatos são: 25 x 25 cm, 25 x 12 cm e 12 x 12 cm.

 

 

A Passeio Revestimentos lançou o Cobogó Imbuí, com inúmeras possibilidades de efeito. Imbuí tem um recorte que pode suscitar a imaginação de várias formas, dependendo de sua paginação.

 

 

 

Aguarde as novas matérias sobre a 16ª edição deste evento especial e não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no site.

 

Curta nossa página no facebook www.facebook.com/revestincena

Siga o instagram @revestincena

  Pag 1/228