destaque destaque destaque
Contato

 

FEICON 2023

 

 

A Feicon em sua 27ª edição começou e traz visitantes ávidos pela busca de inspiração e de ideias, para o desenvolvimento de seus projetos de arquitetura e engenharia. Reunidos num só lugar, estão todos os representantes deste evento dedicado à construção civil.

 

 

 

 

 

 

Uma das principais plataformas de geração de negócios, atualização profissional e networking do setor, a feira traz uma série de novidades e um número 50% maior de marcas expositores neste ano. A expectativa é surpreender tanto os expositores quanto profissionais do varejo, distribuição, engenharia, arquitetura, design e de toda a indústria, além de reforçar o movimento positivo de crescimento do setor da construção civil.

 

 

 

 

 

 

Esta grande feira de oportunidades se apresenta no São Paulo Expo, na capital paulista, de 11 a 14 de abril de 2023, mostrando produtos inovadores e soluções inteligentes para obras de todos os tamanhos.

 

A Sil Fios e Cabos Elétricos confirma a sua presença na Feicon 2023, com seu amplo portfólio de fios e cabos elétricos de baixa tensão e líder de mercado no país, a empresa pautará sua participação por meio da apresentação dos seus produtos, bem como o relacionamento de confiança com toda a cadeia da construção civil – construtores, instaladores e lojistas – e o amplo reconhecimento que alcança, inclusive, com os consumidores que aliam a Sil como sinônimo da mais elevada qualidade.

 

Vamos confessar que amamos a novidade do Cabo ATOXSIL SOLAR 1,8KV C.C.: Uma aposta da marca no crescimento de mercado fotovoltaico.

 

 

 As placas solares, que geram energia limpa e sustentável, exigem condutores elétricos com características diferentes dos cabos convencionais. O Cabo AtoxSil Solar, da Sil Fios e Cabos Elétricos, é recomendado para instalações que pedem materiais resistentes à radiação UV, expostos ao tempo e em ambientes salinos | Foto: Freepik

 

Com uma procura cada vez maior, a energia proveniente do Sol vem se popularizando entre os brasileiros e o sistema fotovoltaico tem todos os atributos para se tornar protagonista nos próximos anos. Mas antes de optar por esse tipo de energia limpa e sustentável, você sabe o que é preciso conhecer além das placas solares? O sistema depende também de materiais específicos, como os cabos fotovoltaicos, que também contam com ótimas expectativas de vendas nos próximos anos. Especialista nesse tipo de cabo, a Sil Fios e Cabos Elétricos reuniu alguns cuidados e orientações sobre o assunto que vão facilitar a escolha. “O aumento no consumo de cabos fotovoltaicos é uma realidade e não para de crescer no Brasil. Além de um clima propício para a energia solar, temos uma busca dos brasileiros por alternativas cada vez mais sustentáveis e de bem com o meio ambiente”, afirma Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da SIL Fios e Cabos Elétricos.

 

Boas Notícias no Mercado Brasileiro

 

Hoje, a energia solar representa apenas 2% da matriz energética no Brasil, enquanto a energia de origem hídrica chega a quase 60%, seguida da eólica com cerca de 10%. No entanto, a busca pela energia solar vem constantemente crescendo e teve aumento de 68% no último ano, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).  Conforme o levantamento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o número de cidades brasileiras que produzem energia solar saltou de 613 para 5.220 em um período de cinco anos, uma alta de 751,5%.

 

Com base nesses dados, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) estima que a porcentagem na participação da matriz energética desta energia limpa tende a dobrar no curto período de dois a três anos. E quando falamos em implantação de energia solar, um dos primeiros elementos que se pensa são as placas solares. Porém, outro fator determinante para o sucesso e durabilidade do mecanismo de energia solar são os cabos elétricos usados nesse tipo de instalação, que são diferentes dos cabos convencionais.

 

Quando os raios solares atingem a placa solar, esta começa a gerar energia elétrica, que é transmitida através dos cabos solares ao inversor fotovoltaico, que por sua vez transformará a energia elétrica gerada em corrente contínua para energia alternada, que é utilizada nas residências, comércios e indústrias. A corrente contínua possui um positivo e um negativo, por isso os cabos solares são produzidos nas cores vermelha e preta, sendo o vermelho utilizado para o positivo e o preto para identificar o negativo.

 

Em um sistema, o usual é utilizar várias placas solares, podendo ser utilizado mais de um inversor fotovoltaico, tudo ligado com o cabo solar.        

 


 Os cabos solares ligam as placas solares entre si e ao inversor fotovoltaico. Esse sistema deve atender a norma NBR 16690 Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos. | Foto: Freepik

 

Entenda a diferença entre os cabos

Os cabos para a ligação de placas solares utilizam compostos de isolação e cobertura termofixos não-halogenado, sendo que o composto da cobertura possui, adicionalmente, proteção contra os raios UV. Estes cabos são fabricados com cobre estanhado, que reduz a oxidação do metal. O cabo solar da SIL é chamado de Cabo AtoxSil Solar 1,8 kV C.C. e suporta trabalhar até 120 , por até 20 mil horas, e possui expectativa de vida útil de 25 anos exposto ao sol e as intempéries.

 

 Em busca de manter esse padrão, a Sil Fios e Cabos elétricos prima por rigorosos testes de qualidade e durabilidade de seus produtos. “O cabo fotovoltaico é produzido para suportar os raios solares e terá contato com a água de chuva e aquela utilizada na limpeza das placas solares. O objetivo é assegurar uma vida útil de 25 anos mesmo em locais agressivos”, explica Nelson Volyk.

 

A escolha do cabo certo é fundamental para o sucesso da obra de energia solar. Cabos de má qualidade ou fora da norma correta de fabricação se deteriorarão em poucos anos de uso, o que demandará novo investimento em troca do cabeamento muito antes do previsto, ocasionando em prejuízos financeiros. Além disso, um cabo com qualidade inferior, que não atenda aos requisitos da norma técnica da ABNT, possui um risco elevado de incêndio em todo sistema fotovoltaico. Tendo em vista que a troca ou escolha por esse tipo de energia limpa é justamente pela economia que ela traz no consumo, o mais acertado é usar de inteligência na hora de escolher o melhor produto.

 

 

 

Fabricado pela Sil, o Cabo AtoxSil Solar 1,8 kV C.C é flexível, feito de cobre estanhado, isolação e cobertura antichama e resistente aos raios UV, atendendo à norma NBR 16.612 | Imagem: Divulgação Sil

 

Com altíssima performance, o Cabo Atoxil Solar 1,8kV C.C, da Sil Fios e Cabos Elétricos, está à frente quando o assunto é qualidade, performance e durabilidade. Considerando a expressiva expansão deste mercado, impulsionado tanto por cidadãos com microgeração de energia solar, como também por empresas que buscam formas de diminuir, o propósito é sempre reduzir, significativamente, seus gastos com eletricidade, por meio da construção de parques solares.

 

Sobre a Sil Fios e Cabos Elétricos

Com 49 anos de trajetória e sediada em Guarulhos, município da Grande São Paulo, a Sil Fios e Cabos Elétricos é uma empresa nacional líder de mercado na produção e comercialização de Fios e Cabos Elétricos de baixa tensão.

Em 1956, o precursor da Sil, o Sr. Silvio Barone, iniciou sua trajetória com a abertura da Elétrica Danúbio, loja varejista revendedora de materiais elétricos. Com muito trabalho, o negócio expandiu e alcançou a abertura de outras filiais. Graças a visão empreendedora e a experiência no mercado, o Sr. Barone realizou um novo sonho e adquiriu, em 1974, uma pequena fábrica para produzir os próprios fios e cabos elétricos que comercializaria. Assim, deu início à Sil Fios e Cabos Elétricos, que atualmente emprega mais de 500 colaboradores.

 

Em 2022, foi laureada com as seguintes premiações: Anamaco – Master, na categoria Fios e Cabos; ABREME, na categoria Prata em fios e cabos elétricos e Grupo Revenda, como Top of Mind e Melhor Produto do Ano. Neste mesmo ano, só com o volume de materiais produzidos pela empresa seria possível realizar 22 voltas ao redor da Terra. A empresa conta com alta tecnologia na fabricação dos fios e cabos de qualidade para uso em instalações elétricas com tensões de até 1 kV (baixa tensão). É por meio da transformação do cobre com alto grau de pureza e do composto isolante, específico para cada produto, que a companhia produz fios e cabos elétricos para instalações elétricas com tensões de até 1 kV (baixa tensão), bem como cabos solda, cabos para transmissão de áudio, de dados e cabo solar para uso em sistemas fotovoltaicos. Desta forma, a SIL está apta a atender projetos residenciais, indústrias e condomínios, entre outros.

 

 

Os cobogós são elementos juntam funcionalidade, novas formas de olhar para um ambiente e estilo de uma forma única na construção e decoração. Vocês sabiam que eles são 100% brasileiros e têm influência árabe?

 

 

 

Esses elemento vazados se tornaram icônicos nas casa modernistas e antigas, dando um tom super marcante e diferente para qualquer tipo de ambiente. E na feira encontramos o Cobogó 1929, um revestimento de cerâmica e cheio de design.

 

 

 

 

Piscina pré-fabricada sobreposta é a solução ideal para apartamentos e coberturas

 

 

 

Incluir uma piscina em um projeto, seja em uma construção ou na reforma da área de lazer, agrega muito valor ao imóvel, além – é claro – de oferecer uma ótima opção de relaxamento aos moradores.

 

Porém, a construção de uma piscina nem sempre é simples: o modelo tradicional requer escavação do solo e a contratação de mão de obra especializada para o trabalho, que pode durar vários dias. Além disso, em alguns casos, a estrutura da laje não suporta o peso de uma estrutura de concreto armado somado ao peso da água, o que inviabiliza a obra.

 

Por conta disso, a piscina auto-portante, elevada em relação ao solo, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. A solução dispensa a escavação, minimizando assim os riscos técnicos, e confere uma personalidade única ao ambiente.

 

João Paulo Campana, fundador da Pipeline Piscinas, conta que a procura pela linha auto-portante está aquecida. “Sentimos uma crescente demanda por piscinas para terraços, coberturas e apartamentos. Para isso, o mercado precisava de uma solução mais leve, sem a necessidade de grandes obras. Assim chegamos a criação da Linha Singapore – uma piscina auto-portante de apenas 250 quilos”, afirma Campana. 

 

UMA OPÇÃO BONITA, SIMPLES E LEVE

Além de ter uma instalação muito mais simples, um dos principais motivos que levam à escolha por um modelo auto-portante é a necessidade de uma opção mais leve para uso em coberturas ou sacadas.

 

“Quando se projeta uma piscina de alvenaria ou concreto, deve-se calcular de 4 a 6 toneladas apenas com a estrutura, o que deixa complexo e inviável para ser construída em sacadas, por exemplo. A estrutura da Singapore pesa apenas 250 quilos. Estamos falando de uma diferença de 20 toneladas se pensarmos em um edifício de 5 pavimentos”, conta Campana.

 

Além da leveza e da facilidade para sua instalação, as piscinas elevadas são a escolha perfeita para valorizar a vista privilegiada de locais altos, como lajes e coberturas.

 

 

 

SOBRE A LINHA SINGAPORE

Com sistema plug and play, a Linha Singapore traz ainda uma gama de diferenciais para o mercado:

 

– Hidromassagem (três bicos com tubulação embutida);

 

– Amplo espaço na casa de máquinas;

 

– Tamanho: 4,10m X2m. Com 90 cm de profundidade;

 

– Skimmer seguro (dispositivo de aspiração interno);

 

– Cromoterapia (acesso por controle remoto).

 

Para deixar o acabamento ainda mais personalizado, o projetista, engenheiro ou arquiteto pode investir no acabamento, com: madeira, pastilha, alvenaria, entre outros. Fica ao gosto do profissional, e, claro, de seu cliente.

 

PISCINAS PRÉ-FABRICADAS PARA PROJETOS COM ESCAVAÇÃO

As piscinas pré-fabricadas também são uma ótima escolha para projetos com escavação. Conheça as linhas Doha, Beach e AbuDhabi da Pipeline Piscinas, com design diferenciado e diversos itens de série para atender suas necessidades.

 

E a nossa equipe foi super bem recebida pelo Vitor no estande da marca na feira.

 

 

 

E ainda aproveitamos a feira para encontrar nossos queridos profissionais de arquitetura, engenharia, paisagismo e decoração. E produzir conteúdo para as nossas redes sociais.

  

 

 

 

 

 

 Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais   ,   e também veja nossos vídeos no  , se inscreva e deixe seu Like.

  Pag 1/229