destaque destaque destaque
Contato

O Jardim Sereno promove uma pausa em plena Avenida Paulista
e evoca a beleza do singelo na CASACOR SP 2023



Pela primeira vez juntas, as paisagistas Gabi Pileggi e Luciana Bacheschi prometem encantar os visitantes com um quintal acolhedor composto por materiais naturais, tons suaves, além da ressignificação do mobiliário, da preservação das histórias e de uma combinação de espécies com foco total na simplicidade da vida.



 

O Jardim Sereno, ambiente de estreia das paisagistas Gabi Pileggi e Luciana Bacheschi na CASACOR São Paulo 2023, recebeu biribas de eucalipto no pergolado, pedras São Tomé brutas e areia no piso – tudo por um clima leve em busca de bem-estar | Foto: Cacá Bratke

 

Imagine encontrar um refúgio repleto de paz e contemplação justamente em uma das vias mais agitadas do Brasil – a Avenida Paulista, que representa um dos principais centros financeiros e culturais do país. Esse contraste tão especial dá vida ao Jardim Sereno, projeto de 110 m² das paisagistas Gabi Pileggi (escritório Jardineiro Fiel) e Luciana Bacheschi, que integra a 36ª Edição da CASACOR São Paulo, entre 30 de maio a 6 de agosto de 2023, no Conjunto Nacional.

Segundo as profissionais, a escolha pelo uso de Biribas de Eucalipto, presentes na arquitetura há tantas décadas, representou o ponto de partida do projeto, momento em que a busca pela essência do natural ganhou ainda mais força. Por serem peças finas, roliças e bem cuidadas, elas valorizaram a composição do pergolado e desenham a entrada do jardim, com um caminho fluído e suave.

 

 

Luciana Bacheschi e Gabi Pileggi, as autoras do Jardim Sereno uniram diferentes expertises para dar nova vida a um ambiente recortado e estreito, com elementos intocáveis, como os cobogós do Conjunto Nacional. Assim surgiu o Jardim Sereno, com móveis e artesanato brasileiro, além do mix de plantas nativas e exóticas | Foto: Cacá Bratke

 

Espaço de Renovação das Energias

Em sintonia com o tema da mostra deste ano, “Corpo & Morada”, a atmosfera despojada e livre do espaço é um verdadeiro convite para que as pessoas façam uma pausa no jardim e sintam-se como se estivessem em casa, despertando, inclusive, lembranças que aquecem o coração. As paisagistas idealizaram um verdadeiro oásis em meio à correria paulistana e, também, um local propício para um momento de respiro após o grande número de informações e estímulos recebidos durante a visita à mostra de decoração.

É um jardim que preza pela simplicidade, que acolhe histórias e reverte às origens, honrando a passagem do tempo. Pensamos num espaço de cura, que ajuda a regenerar, a restaurar as energias mais internas e buscar o seu propósito”, conta Gabi Pileggi. “Aqui, menos é mais e o sossego da natureza pode ser sentido e absorvido. Criamos um estar imperfeito e natural que nos conduz a uma reflexão, um momento de paz, uma pausa”, continua Luciana Bacheschi.

O desafio de compor um espaço somente com vasos, já que o imóvel tombado pelo patrimônio tem limitação de algumas alterações, estimulou a dupla a apostar na genuinidade da madeira, das pedras e do barro para dar forma ao Jardim Sereno.

 

 

 

 

 

 

 


No Jardim Sereno, quem dá as boas-vindas é o pergolado de biribas de eucalipto, madeira sustentável pintada de branco com cal. Revelando uma riqueza de diferentes nuances de verde e tamanhos de folhas, as espécies eleitas para o local com luz e sombra também são fáceis de manter. Junto dos vasos de barro, estão as espécies crinum e costela de adão. Garrafas de vidro sobre as mesas de concreto mantém o clima de simplicidade | Fotos: Cacá Bratke

 

Luxo Silencioso

A atmosfera do Jardim Sereno também faz menção à tendência do Quiet Luxury, que teve seu início na moda e ganhou força na decoração. Esse movimento preza pela sofisticação aliada à simplicidade e à discrição, ou seja, o bom e velho ‘menos é mais’. Assim, o prazer está nas experiências leves, como o contato com a beleza em sua essência, o minimalismo, o uso de materiais naturais, a busca pela autenticidade de cada ser, entre outras alternativas. Afinal, para muitas pessoas não há maior riqueza do que viver em contato com a natureza, não é mesmo?

 

 


Entre as plantas eleitas estão, Renda Francesa, Costela de Adão, Mini Pitanga, Euphorbia, Paulistinha Nevada e Helicônia Hot Rio. São mais de 25 espécies nativas e exóticas no projeto de Gabi Pileggi e Luciana Bacheschi | Foto: Cacá Bratke

 

Moodboard de Tranquilidade

Uma paleta tranquila e bem natural – que passa pelas cores branco, off white, amarelo e marrom – foi a aposta de Gabi e Luciana, com o intuito de levar mais tranquilidade ao ambiente, tudo isso por meio de objetos e materiais nesses tons. Falando em cores, o “verde” não poderia ser esquecido! Afinal, o grande número de espécies (25 no total) representa um capítulo de destaque no ambiente. É possível passar horas apreciando as mais diferentes plantas escolhidas pelas paisagistas – que tiveram um enorme cuidado em adequar as questões climáticas e particularidades do espaço com as variedades expostas.

 

  

 

 

Energizantes, os cantinhos de contemplação e descanso são preenchidos com detalhes encantadores. Na divisória de biribas, onde está o banquinho de madeira de garimpo, se destacam a dupla de quadrinhos (OPano) e as luminárias de fibra (Biasá), para a Mac Design. Próprios para áreas externas, os móveis são da Mac Design SP| Fotos: Cacá Bratke

 

Além disso, fizeram questão de apresentá-las em todas as suas fases e, não apenas no esplendor de cada espécie. “Quisemos mostrar que as plantas são lindas em todos os seus momentos, assim como as vemos nos quintais e varandas nas casas reais, em que as espécies começam como mudinhas e vão se desenvolvendo diariamente. Afinal, há algo mais belo do que acompanhar o crescimento de uma vida?”, comenta Gabi. Entre as espécies que integram o Jardim Sereno estão: Alocacia Regal Shield, Areca Bambu, Antúrio Clarinervium, Bromelia Imperial Rubra, Capororoca da restinga, Clusia Variegata, Costela de Adão, Crinum, Euphorbia, Euphorbia Palito de Fogo, Fícus Longifólia, Ficus Lyrata, Figueira Gomeleira, Helicônia Hot Rio, Jabuticabeira, Philodendron Melinonii, Mini Pitanga, Palmeira Leque, Pitosporo Variegata, Renda Francesa, Samambaia Manta Azul, Samambaia Paulistinha Nevada e Schefflera.

Raízes Brasileiras

A busca por elementos 100% nacionais também é presença constante no ambiente. Além das biribas de eucalipto e das diversas espécies apresentadas no jardim, outro destaque é a Pedra São Tomé, vista em abundância no Brasil, que foi aproveitada em sua forma bruta e tem marcas de fósseis.

Falando nas marcas do tempo, uma característica interessante da dupla durante o processo criativo foi o total cuidado e a preocupação em manter a história do espaço, assim como dos objetos expostos. “O Jardim Sereno foi concebido da forma como nós duas enxergamos o paisagismo. Não partimos de uma folha em branco, pois gostamos de ouvir a história do lugar, assim como de seus moradores ou frequentadores”, fala Gabi. “Então, buscamos contar um pouco de sua trajetória através dos elementos presentes. Foi assim que fizemos no Conjunto Nacional, em que mantivemos a parede vazada de tijolos na ambientação - que faz parte de sua estrutura original – e, ainda, criamos uma harmonia com os demais objetos e espécies. Assim, trouxemos mais um elemento natural e valorizamos a memória do local”, conclui Luciana.

 

 

 

 

À noite, o Jardim Sereno fica ainda mais belo e acolhedor. Junto do fogo de chão (Eco Flame Garden), que aumenta a sensação de acolhimento e é perfeito para os dias frios, Gabi Pileggi e Luciana Bacheschi distribuíram balizadores pelos pisos, demarcando o caminho e valorizando os elementos do jardim | Fotos: de Cacá Bratke

 

Continue acompanhando as matérias sobre a Casacor SP. Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais Facebook  e Instagram  também veja nossos vídeos no Youtube, se inscreva e deixe seu Like.

  Pag 1/229