destaque destaque destaque
Contato

LOFT OFF (IN)TERNO BY TICIANE LIMA

 

Arquiteta Ticiane Lima assina o Loft (IN)TERNO para a CASACOR São Paulo 2023

 

Um espaço que permite momentos de contemplação e sensações leves que elevam a paz em um encontro consigo mesmo. Assim é o Loft (IN)Terno, ambiente assinado pela arquiteta Ticiane Lima, para a Mostra CASACOR SP 2023, que acontece de 30 de maio a 6 de agosto, no Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073.

 

 

 

Os 147m² distribuidos em sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim, são um convite a uma reflexão interna na busca pelo bem-estar e tranquilidade. Seu nome, (IN)Terno, vem de ternura, afetividade e delicadeza, que permite vivenciar várias formas de emoções e sentimentos, além de enaltecer o espirito de paz. O espaço também faz referência à música “Silencia” da cantora e instrumentista brasileira, Ceumar Coelho, que inspira cada emoção vivida - O que esse silêncio tem a dizer, fico sozinho, fico calado, pra perceber... O que esse silêncio tem a dizer...”.

 

 

 

Com um conceito minimalista e elegante, criam-se várias cenas de relaxamento que permeiam cada ângulo do projeto e ressalta o protagonismo de um refúgio dentro da maior cidade do país, permitindo desligar-se da correria do dia-dia, respeitando o corpo e a morada.

 

A arquitetura sugere um ambiente completo, com espaços inteligentes, práticos e funcionais, além de um cenário com soluções sustentáveis, que reafirma o compromisso da arquiteta com as questões ambientais. Sua construção é a seco, que promove uma obra rápida, limpa, eficiente e com menor demanda material. A madeira, pisos em revestimentos cerâmicos e a iluminação 100% em led, são todos certificados.

 

 

 

Ao entrar no espaço o publico é recebido com um painel curvilíneo em Muxarabi, elegante e enigmático, produz a sensação de privacidade, sem perder a ventilação natural. Seguindo em seu interior o Muxarabi passa a envolver o teto com uma automação dimerizável, que faz as vezes de um hall, e proporciona conforto térmico e elegância.

 

 

 

Já dentro do espaço, o pé direito duplo segue para contemplar a agitação da Avenida Paulista, que contrapoe o silêncio e calmaria interior. Os móveis planejados da Evviva recepcionam com suas extensões imponentes, como os seis metros de comprimento do aparador retilíneo, produzido em madeira Pau Ferro, que dialoga com a bancada da cozinha em mesmo material e medida. As peças de serralheria e marcenaria foram desenvolvidas pela arquiteta, que idealizou-as para estarem na altura das mãos, respeitando a funcionalidade de cada ambiente.

 

 

 

E para compor o espaço, Ticiane ptou por um mix de soluções têxteis da Maiori Casa, lançados exclusivamente para o espaço. Os tapetes em modelo Bege, da coleção Mantra tem como finalidade estabelecer um estado contemplativo. Totalmente artesanais, apresentam motivos geométricos com padrões, intencionalmente, repetitivos e cores neutras. Seguindo para a suíte, no piso superior, o tecido Wish, reveste a cabeceira da cama e associa-se perfeitamente ao mobiliário de formas orgânicas, também da Evviva, que deixam um visual mais limpo e sofisticado.

 

 

 

A escolha dos revestimentos da Portinari se deu com base em categorias, texturas e uso de cores. Todas as decisões foram minuciosas, mantendo um moodboard minimalista e ao mesmo tempo repleto de detalhes. O diferencial vem dos elementos utilizados, como a brasileirissima lâmina Pau Ferro e a versatilidade do mármore Cosentino. Os pedriscos do jardim, além da laje e vigas aparentes, junto ao espaço, destacam a curvatura da escada, que tornou um material bruto como o aço tão leve que conduz de uma forma poética.

 

 

Os pontos de luz instalados pela Luminata foram pensados principalmente para valorizar a arquitetura, os vãos e vigas de forma indireta suavizam a brutalidade do concreto, inserindo de forma fluida o todo com sua temperatura e cor. Já os principais recursos tecnológicos utilizados no projeto estão na automação de áudio feita pela Wedoo e gavetas refrigeradoras da Enjoy House, que substituem uma geladeira.

 

O paisagismo, de Flávio Abílio Rodrigues, está em todo o comprimento do ambiente, desde a entrada ate o final, onde podemos  encontrar uma árvore da espécie Tataré no jardim, nativa do Brasil, com seu aspecto tortuoso e marmorizado, dá um toque diferenciado ao espaço, acalma, acolhe e torna o ambiente ainda mais contemporâneo.

 

 

 

Todos os móveis e produção são assinados por designers, como Sérgio Rodrigues, Geraldo de Barros, John Graz, Paola Navone, Fulvio Nanni, Michele Maia, David Jones, Nelson Leirner, Claudia Moreira Salles.

 

 

 

Ticiane acredita em uma arquitetura inspirada no comportamento humano, o tempo em que se passa, a forma em que vão mudando e se adaptando. Mesmo que a velocidade do planeta seja cada dia mais acelerada, intensa e urgente, todos os projetos são novos e acompanham o real significado de bem-estar, cuidado com nós mesmos.

 

Fotos: Denilson Machado

 

Continue acompanhando as matérias sobre a Casacor SP. Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais Facebook  e Instagram  também veja nossos vídeos no Youtube, se inscreva e deixe seu Like.

  Pag 1/229